Alunos da UFRB realizam viagens para produção jornalística

Por Caio Braga

Os alunos do 4º período de comunicação da UFRB realizarão viagens pelo Recôncavo durante todo o semestre, a fim de produzir matérias para o jornal laboratório Reverso, como forma de avaliação das disciplinas Telejornalismo, Jornalismo Online e Jornalismo Impresso I.

A idéia de produzir matérias em conjunto para as três disciplinas, que estudam veículos de comunicação diferentes, surgiu a partir da nova configuração do cenário jornalístico. O professor de Jornalismo Impresso, Péricles Diniz explica: “Com a convergência digital da tecnologia todas as linguagens também convergirão. O jornalismo impresso passa a dialogar com o telejornalismo e o radio e tudo isso integra a linguagem do jornalismo online. Sendo assim, os professores da UFRB verificaram que não dá pra ensinar jornalismo nos dias de hoje sem se levar em conta todas essas convergências”.

A primeira viagem a ser realizada é no dia 8 de setembro, próxima quarta-feira, para São Gonçalo dos Campos. Os assuntos pautados para primeira viagem são a reabertura da maternidade Ignêz Correia, uma entrevista com o prefeito Antônio Dessa, o andamento das obras no ginásio de esportes, da quadra poliesportiva do povoado de Magalhães, do jardim da Praça Matriz, dentre outros.

“É super importante fazer esse tipo de matérias porque são assuntos de profundo interesse da comunidade de São Gonçalo dos Campos. E essa forma de juntar os três veículos (online, tele e impresso) numa só produção tornou a prática jornalística muito mais dinâmica”, disse Rogério Lacerda, aluno monitor da primeira viagem.

Rogério Lacerda, aluno escolhido pela turma como monitor para a viagem a São Gonçalo dos Campos Crédito - Janaína França

Lacerda ressalta ainda a importância da escolha de São Gonçalo como tema da primeira produção coletiva. “São Gonçalo também é uma cidade do Recôncavo da Bahia e mesmo assim quase não é pautada nos veículos da região. É a produção desses jornais, é muito importante para que a cidade tenha uma maior visibilidade na região”.

O calendário de viagens do Reverso ainda prevê viagens para Saubara, Coração de Maria, Nazaré das Farinhas, Conceição do Almeida e São Felipe, Lage, Mutuípe, Jequiriçá, Jaguaripe, Sapeaçú, São Francisco do Conde, Castro Alves, Santo Antonio de Jesus, Valença, Gauibim e Morro de São Paulo, além de uma viagem internacional com destino a Buenos Aires, na Argentina.