CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UFRB FUNCIONA EM SANTO AMARO

Thamires Almeida

Santo Amaro – A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia criou o primeiro curso de bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda ofertado por uma instituição pública no Estado da Bahia.  As aulas iniciadas em 11 de novembro de 2013 estão sendo realizadas na antiga Escola Doutor Araújo Pinho, no município de Santo Amaro situado há 72 km de Salvador.

O Curso de Publicidade e Propaganda  é uma extensão do Centro de Artes Humanidade e Letras (CAHL), sediado em Cachoeira. Segundo o idealizador e coordenador  professor  Robério Marcelo Ribeiro, não se podia implantar o curso em Cachoeira por causa da localidade do município, “era uma questão espacial, porque botar o curso no CAHL era distanciar o curso das agências, de um mercado mais próximo à Publicidade. Então era necessário que fosse numa cidade mais próxima à Salvador, como Santo Amaro”, explica.

CECULT. Fotógrafo: Arnaldo Ramos
Prédio onde o Curso de Publicidade está funcionando em Santo Amaro. Foto: Arnaldo Ramos

Houve algumas dificuldades iniciais na implantação do curso. Estas partiram da oposição assumida pelo grupo que dirigia o CAHL na época, informa o professor Péricles Diniz, um dos principais colaboradores. A partir do momento em que Georgina Gonçalves assumiu a direção do CAHL, ela se colocou à disposição e apoiou a criação de PP.

Segundo o professor  Robério Ribeiro,  o projeto foi criado por um grupo de professores  formado por ele, Sérgio Mattos, Péricles Diniz, Juciara Nogueira, Renata Pitombo e Rachel Neuberguer. “No campo do curso de Comunicação, fomos nós os professores que mais batalhamos por essa ideia”, diz Robério.

As aulas do Curso  de Publicidade e Propaganda estão sendo ministradas por professores do Curso de Jornalismo, que é oferecido em Cachoeira, no CAHL.  O Colegiado de PP tem propostas para viabilizar e tornar permanente o curso com um mínimo de novas contratações.

Parte interna do Centro. Fotógrafo: Arnaldo Ramos
Parte interna do Centro de Cultura (CECULT) em Santo Amato. Foto: Arnaldo Ramos

O curso está sendo elogiado pelos alunos e um deles, Adan Gabriel Marques, 19 anos, por exemplo,  pontua que “os professores são ótimos, sabem passar muito bem as matérias. A localização do centro também é ótima. É climatizado, mas a estrutura ainda deixa a desejar, entendo que é algo provisório, e que estão ajeitando tudo”.

O curso de Publicidade e Propaganda da UFRB tem o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender, interferir e inovar os processos da comunicação.