Grupo de Apoio ao Menor enfrenta dificuldades financeiras

Lídia Ramos Filha

Cachoeira – Apesar das poucas possibilidades de diversão que a cidade de Cachoeira tem a oferecer para o público jovem, é possível encontrar grupos que apostam na capacidade destes menores.
Um  exemplo é o Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança (GAMGE), que funciona com sede provisória na rua J.J. Seabra no centro da cidade desde 12 de maio de 1997, e tem como idealizadora  a médica Rita de Cássia Abreu Maluf.
Porém, não tem sido fácil manter as atividades do GAMGE. O  espaço tem se tornado cada vez menor para a quantidade de menores que participam deste projeto, além da falta de material necessário para a realização das atividades e de verba para pagamento dos funcionários. Como relata Gesilda, uma das coordenadoras do projeto, “estamos passando por uma fase muito difícil, pois os incentivos que tínhamos foram suspensos. Sofremos com a falta de material para realização de atividades como banca e outras. Sabemos da importância que tem esse projeto, por esse motivo a dr. Rita acredita muito e continua lutando para oferecer o melhor a esse jovens. Gostaríamos muito de poder contar com o apoio financeiro de mais grupos, pois isso nos ajudaria a sair dessa situação e um dos nossos maiores desejos é poder ocupar um espaço maior, pois este está ficando cada vez menor” diz esperançosa.

Foco de assistencialidade

Esta ONG tem como público alvo crianças e adolescentes oriundos de bairros mais carentes da cidade como Linha Velha e Alto do Rosarinho, todos em situação de vulnerabilidade. Um dos objetivos é atuar para a retirada desses menores da exposição das drogas e da criminalidade inserindo-os no contexto social, tornando-os críticos e conscientes dos seus papéis enquanto indivíduos na sociedade, utilizando a arte e a educação como um mecanismo de transformação em suas vidas, mostrando a necessidade de valorizar as diferenças, a ética nas relações e a solidariedade.

Ações desenvolvidas

Os menores são atraídos pelas  diversas atividades oferecidas dentro da entidade, tais como  dança, capoeira, karatê, reforço escolar (1ª a 4ª série), oficina de artesanato, realização de bazar e visitas as famílias dos menores. Para participar deste projeto é necessário que crianças/adolescentes frequentem uma escola regular.
As familiares destes menores recebem acompanhamento psicológico e os organizadores também fazem um acompanhamento do rendimento escolar dos adolescentes.

Apoio

Este projeto conta com o apoio de diversos profissionais da população divididos em dois grupos:  um que presta serviço voluntário e outro que é  remunerado.  Estes profissionais conhecem a atuação e importância do Gotas para a comunidade Cachoeirana. Segundo Felipe Maluf, um dos presidentes, o grupo recebe muito incentivo moral o que é muito importante, porém, se faz necessário que haja mais investimentos financeiros para cobrir as despesas: “Encontramos muito apoio da comunidade, que reconhece todo a trabalho que vem sendo realizado pelo grupo, muitos até se colocam como voluntários , o que é de imenso valor, porém temos muitas despesas e necessitamos de mais recursos” disse ele.
Qualquer ajuda para manter este projeto em ação é bem vinda, segue uma conta onde podem ser feitas doações para a manutenção deste empreendimento social:

Agência: 448–4
Conta Corrente: 5357–0