Maratona de TCCs no CAHL

Natália Dourado Lopes

Cachoeira – Estudantes de todos os cursos ofertados pelo Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Cachoeira-BA, desde meados de março até o final de abril irão apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do semestre 2013.2. As defesas de TCCs representam a finalização da graduação e, consequentemente, a validação para exercer a respectiva profissão.

As bancas examinadoras de graduação são compostas por três membros, escolhidos pelo estudante e seu orientador – um dos membros é o próprio orientador. Cabe ao estudante escolher seu orientador – este não pode ser considerado co-autor do trabalho – e toda e qualquer afirmação contida no texto é responsabilidade do autor do trabalho, que fará uma defesa oral pública e será julgado pela banca.

Segundo Joseane Santana, graduanda em Serviço Social, “A apresentação do TCC é o resultado de um ciclo da vida de cada estudante que vai se fechando. Sabe-se que não é nada fácil, mas também não é impossível, pois se você se preparou e tem propriedade do que escreveu não terá dificuldade em expor. Levando tudo isso em consideração, é que se dá a importância de se assistir às defesas de TCC por parte dos estudantes que ainda não passaram por esse processo, pois além de privilegiar o colega que está apresentando, é uma forma de você adquirir conhecimento e já ir maturando a ideia de sua futura apresentação”.

Os temas para os TCCs devem ser relevantes e relacionados com o ramo de conhecimento que se refere o curso do aluno. Deve ser uma obra original e poderá incluir uma pesquisa de campo, um desenvolvimento de estudo de caso, uma narrativa interativa, uma exposição fotográfica, um plano de assessoria, entre outros, fica a critério do aluno e de seu orientador o modo para se produzir.

O jargão dos orientadores é: “a defesa de TCC é o menor dos problemas, coisa é o que você vai encontrar a partir disso”, afinal, este não é apenas um trabalho de conclusão de curso, mas sim o início de um novo projeto.