Mudança de hábitos alimentares transforma a vida de jovens

Por Juliana Barbosa  

Um corpo belo e esbelto é, atualmente, o objetivo de muitos jovens. Sem dúvida alguma, as pessoas magras vivem de maneira mais saudável e por mais tempo do que as que têm excesso de peso. A auto-estima também interfere diretamente na forma de vida destas pessoas.  

No entanto, as imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural é a melhor e mais segura  alternativa hoje.  

Dois jovens dão o exemplo. O primeiro há aproximadamente um ano pesava 121,5 kg. Arlindo Neto, 24 anos, gerente administrativo, era forte candidato a cirurgia bariátrica, cirurgia para redução do tamanho do estômago que visa dificultar a entrada de alimento no corpo. “Cheguei ao meu limite, mas não aceitava ‘cair na faca’, então tracei uma meta, optei por algo natural que não apresentasse resultados imediatos, que era mais saudável, menos agressivo”, conta Neto.  

Começou a praticar esportes como muay thai, boxe, jiu jitsu e musculação, mas, logo nos primeiros 24 kg perdidos, notou a necessidade de estabelecer uma dieta mais saudável bem como horários regulares para ser alimentar.  

Hoje, com 97 kg, comemora a proximidade do seu objetivo que é chegar aos 80kg. “Pretendo continuar a levar um estilo de vida saudável. É claro que nos finais de semana abro exceções, mas, comidas calóricas agora só em pequenas quantidades”, finaliza com um sorriso. 

Neto e sua obstinação incentivaram o amigo, Cláudio Júnior, estudante de 18 anos a adotar outro estilo de vida.  Há quatro meses, Júnior pesava 150 kg. Sua saúde e auto-estima estavam prejudicadas pelo excesso de peso. “Hoje faço uma hora de esteira. Antes, em poucos minutos, estaria exausto. Sinto-me mais disposto para sair, socializar, curtir meu lado músico com mais agitação.” 

Júnior também adotou a prática de esportes x dieta equilibrada. Cortou ‘besteiras’ do cardápio, como frituras, excesso de açúcar, refrigerantes, salgados e vestiu a camisa verde. “Nunca fui amante de tantas folhas, mas me habituei e hoje faz parte da minha rotina.” Hoje, ele pesa 113 kg, perdidos incrivelmente em apenas quatro meses. O peso ideal do Júnior é chegar aos 90 kg e, neste ritmo, isto não vai demorar a acontecer. 

Os jovens fazem um alerta: “Quem quiser mudar os hábitos alimentares deve procurar um profissional capacitado, pois, cada organismo é único”. Eles lembram que para não voltar a engordar é necessário manter os hábitos adotados nos períodos de redução de peso, assim, manterão a saúde e a forma desejada para curtir não só o verão, mas também todas as outras estações do ano. 

Neto - Antes da Mudança de Hábitos (Foto fornecida pelo entrevistado)
Neto - Depois da Mudança - Nova vida, novo corpo, maior auto-estima. Crédito: Juliana Barbosa
 

 

2 comentários sobre “Mudança de hábitos alimentares transforma a vida de jovens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *