Homem nordestino é objeto de estudo

Por Cátia Lima

Cachoeira recebeu a visita , no último dia 3 de abril, de André Dusek, fotojornalista, e Renato Athias, antropólogo, que atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) e é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ambos estão em visita a Bahia em particular a Salvador, para pesquisar e produzir imagens sobre a etnografia do novo homem do nordeste. O que eles procuraram é saber quem é esse novo homem, quem é esse nordestino, diferente daquele nordestino cangaceiro de chapéu de couro, imageticamente produzido nos primórdios.

Livio Sansone 021Este trabalho é feito pela Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco, Museu do Homem do Nordeste, fundado em 1979, pelo sociólogo Gilberto Freire, sendo um dos mais importantes museus antropológicos do Brasil. O acervo é diversificado, com cerca de 15 mil peças de heranças culturais da formação do povo nordestino.

Athias disse que o projeto conta com uma equipe de dez antropólogos e dez fotógrafos que estão fazendo o mapeamento etnográfico visual nas regiões do nordeste no Brasil. A visita a Cachoeira foi para conhecer essa Bahia Negra, e participar de um dos debates produzidos pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o projeto Tardes Autorais, que discutiu sobre a cultura negra e diáspora africana.