Peças de brechó formam a moda sustentável e inovam o guarda-roupa sem gastar muito

Fotos Alana Oliveira 4
A escolha e os detalhes das peças fazem diferença na hora de montar seu look seminovo. Foto: Allana Oliveira / Modelo: Emanuele Macedo

Valéria Mercês

Muitas mulheres adoram moda e principalmente estar na moda. Se você se encaixa nesse grupo você está lendo o texto certo. As roupas de brechó estão sendo aceitas e estão fazendo o maior sucesso com a mulherada.

A origem do brechó foi na Europa no mercado de pulgas em Saint-Ouen no subúrbio de Paris, que é um lugar que vende todo tipo de coisas. No Brasil, no século XIX, mais precisamente no Rio de Janeiro, surgiu uma loja de artigos usados que tinha o nome de Casa do Belchior. O lugar ficou muito conhecido e muito frequentado. Isso fez com que o nome Belchior fosse associado a estabelecimentos que vendiam produtos antigos e usados. O tempo passou e o nome sofreu um processo de mudança, se adaptando a “brechó”, e dando origem a um novo termo.

Muitas pessoas tinham preconceito em relação ao brechó. Roupas usadas, e velhas não eram uma coisa que agradava muito. Mas isso mudou. Hoje a moda conhecida como vintage está no auge e no corpo de muitas mulheres. As peças antigas estão em alta e muita gente já adotou o novo estilo. “Eu sempre gostei de roupas antigas, sou extremamente apaixonada pelo estilo dos anos 70 e 80. Eu compro em brechó há muito tempo, primeiro pelas roupas lindas e com o meu estilo, segundo pelo preço que é muito mais barato. Então eu acabei unindo o útil ao agradável.” Conta a professora Luciana Santos, 24 anos.

Atualmente, os brechós evoluíram muito. Os cuidados com as roupas (a qualidade e a limpeza das peças) agora são pontos principais. Surgiram os brechós online, passou a se vender também roupas novas, a aceitação é maior e até os preços mudaram. Adriana Menezes, 42 anos, antes apenas dona de casa, hoje é dona de brechó e tem uma renda extra. “Meu trabalho é o meu bazar. Recebo doações de todos, mas também faço as escolhas porque nem tudo vai pra loja. As peças passam por várias etapas de seleção e higienização para serem colocadas à venda. Cada dia tenho um novo cliente, todos estão satisfeitos e sempre voltam. Eu realizo meu trabalho com amor”, pontua.

Hoje os brechós fazem tanto sucesso que temos até brechó virtual pra quem quer comprar suas roupas mais baratas e seminovas com um clique e sem precisar sair de casa. Fazer compras pela internet já é uma grande parceira de todos, principalmente por causa da praticidade e dos preços que são mais justos. Exatamente por isso muitos brechós saíram das lojas físicas e agora também estão no meio virtual. “O brechó virtual é uma maneira simples de ter a moda nas mãos e eu nem preciso ir na rua pra isso. Mas também temos que levar em consideração alguns pontos. Nas compras na internet temos frete, não podemos experimentar e algumas vezes os preços são bem salgados. Conheço um site de peças seminovas que os preços são abusivos.” diz a estudante de enfermagem Mariana Sales, 21 anos.

Do trabalho ao barzinho. Foto: Allana Oliveira / Modelo: Emanuele Macedo
Passeio a tarde. Foto: Allana Oliveira / Modelo: Emanuele Macedo