Pouca vendagem às vésperas do dia 12 de outubro

Mesmo com promoção, a venda de produtos para as crianças neste ano foi baixa. Crédito: Janaína Carine

Por Valdelice Santos

Em véspera do feriado do Dia das Crianças, uma das melhores datas para o comércio aumentar as vendas dos estoques de brinquedos e confecções, destinados às crianças, o registro de vendas em Cachoeira foi menor que em anos anteriores.

Os comerciantes apontam a greve dos bancos e o aumento de lojas concorrentes como as causas responsáveis pela queda.

De acordo com a consultora de vendas de uma loja de perfumaria e cosméticos, Gilma Cortes, a procura por produtos como colônia, sabonete e maquiagem foi maior há três semanas que às vésperas do dia 12 de outubro. Segundo ela, a greve dos bancários tem contribuído muito para a diminuição das vendas.

Numa loja de brinquedos da cidade, a promoção de 50% de descontos em bonecas e carros atraiu muitos consumidores, contribuindo para a vendagem de aproximadamente 50% dos produtos. “As crianças vêm à loja, acompanhadas dos pais, mas geralmente são os pais quem decidem o que vão comprar. Os meninos preferem carros e as meninas, ursos e bonecas”, relata a vendedora da loja, Rosangela da Silva Alves.

Já numa loja de calçados, as formas de pagamento ajudaram nas vendagens. “A greve dos bancos atrapalhou um pouco, mas ainda espero uma vendagem maior até o dia das crianças”, disse o gerente da loja, Ulder Gonçalves dos Santos.

O pequeno Gabriel se encanta com seu mais novo presente. Crédito: Janaína Carine

Na feira livre, a vendagem não foi muito diferente comparada à das lojas. “Eu vendi muito pouco até agora. Em outros anos, vendi muito mais. Acredito que a concorrência de lojas e barracas atrapalhou minha vendagem”, comenta a vendedora de uma barraca de roupas infantis, Antônia Barbosa de Melo.

As crianças foram às compras com os pais ou com os avôs, a exemplo do garoto Gabriel Santana, de 5 anos, que foi a feira livre escolher o seu presente com sua avó, Litinha Santana. “Eu pedi uma bermuda  à minha avó e ela vai me dar. Agora eu estou escolhendo aqui”, disse Gabriel.