Quarta dos Tambores fez homenagem a Mãe Filhinha em Cachoeira

Murilo Santana

Cachoeira – A 28ª edição do projeto Quarta dos Tambores homenageou Mãe Filhinha de Yemanjá e debateu a relação entre o negro e o carnaval com o professor Dr. Fernando Conceição (UFBA) e Antônio Carlos dos Santos (Vovô do Ilê Aiyê).

A importância do Quarta dos Tambores, segundo Ane Freitas, uma das integrantes do projeto, consiste na “utilização do espaço público para um trabalho que envolve grupos culturais locais”, relatou. A programação musical contou com a apresentação do grupo Esmola Cantada (Cachoeira), Os Bantos (Vale do Iguape/Cachoeira) e Corpos Negros (São Félix).

Para o universitário Vynicius Teles, 21 anos, “o projeto é de grande relevância para a valorização da cultura negra que deve ser bastante estimulada e, principalmente, para Cachoeira, já que foi aqui onde os negros se revoltaram e colocaram suas marcas na história da Bahia e do Brasil”, afirmou.

Centenas de pessoas foram à Praça Teixeira de Freitas, no centro de Cachoeira, participar de mais uma edição do projeto que ocorre na noite de toda primeira quarta-feira do mês, desde dezembro de 2011, e tem o objetivo de criar um espaço de promoção e valorização das manifestações culturais de matriz africana, proporcionando um encontro cultural, político e de resistência negra para a comunidade.

Esmola Cantada chama atenção do público. Foto: Secult / Divulgação
Esmola Cantada chama atenção do público.
Foto: Secult / Divulgação