Semana Nacional de Trânsito visa segurança de crianças

Por Daiane Arllin

A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro. Em Feira de Santana, o tema do evento é “Cinto de Segurança e Dispositivo de Retenção Para Crianças Menores de 10 Anos” e que conta com a distribuição de material informativo, blitz educativas e simulação de resgates de acidentes em diversos pontos da cidade.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, o intuito da campanha deste ano é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados no trânsito, entre eles, o uso do cinto de segurança em criança.

Durante a semana estarão montados na praça João Barbosa (praça do Fórum) stands com banners informativos, teatro de bonecos com abordagem à segurança no trânsito, distribuição de material informativo sobre uso correto da cadeirinha, bebê conforto e assento de elevação nos veículos.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), considerando que é necessário estabelecer condições mínimas de segurança para o passageiro com idade inferior a dez anos em veículos, resolve que o uso das cadeirinhas para crianças é obrigatório.

As exigências relativas ao uso das cadeirinhas no transporte de crianças com até sete anos e meio de idade não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi).

Quanto ao uso das “cadeirinhas” em transporte escolar, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deve estender a obrigatoriedade do uso para crianças de até 7 anos e meio. Porém, não tem prazo para entrar em vigor. Isso deve acontecer só quando forem regulamentadas as resoluções sobre o transporte escolar em geral, que estão sendo discutidas em uma das câmaras temáticas do CONTRAN.

CONTRAN regulamenta o uso de 'cadeirinhas' para crianças até 7 anos e meio