Tráfico Humano é tema da Campanha da Fraternidade 2014

 

 

Igreja Católica alerta comunidade a respeito do tráfico humano.
Igreja Católica alerta comunidade a respeito do tráfico humano. Foto: Divulgação

Karlos Vynícius

Amargosa – A Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou oficialmente, na última quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, a Campanha da Fraternidade de 2014. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A data de lançamento marcou, para os católicos, o início do tempo da Quaresma, período no qual os fiéis são convocados à conversão.

A Igreja acredita ser possível a partir desta campanha, alertar e desenvolver ações de combate à escravidão que explora milhares de pessoas em todo o mundo. A Campanha da Fraternidade, conforme o texto-base da CNBB, tem como objetivo identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana.  Sobre esta temática o pároco de Amargosa, padre José Barreto de Farias Filho explicou que “por meio da campanha deste ano espera-se olhar com mais atenção o sofrimento de tantos irmãos e irmãs que são jogados para o trabalho escravo, para a prostituição, para o comércio de órgãos e bebês”.

Padre José ressalta ainda a importância da abordagem de tal temática tendo em vista a sua relevância social e seu caráter de denúncia. “A campanha da fraternidade deste ano é um instrumento para a contemplação da realidade atual e é preciso que sejamos de fato solidários com o sofrimento daqueles que são vítimas de tal situação e vivem como que encarcerados. Então somos chamados a ajudá-los a encontrarem a recuperação da dignidade e a liberdade que é direito de todo ser humano”, esclareceu o pároco.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade, que este ano completa 50 anos, é despertar nos fiéis a solidariedade em relação a um problema social buscando maneiras de minimizá-los ou solucioná-los. Ocorre sempre no período da quaresma que corresponde aos quarenta dias que sucedem o carnaval e antecedem a páscoa.  Para os cristãos a quaresma “é um tempo de conversão, são quarenta dias de deserto, buscando a cura para os pecados e a mudança de vida, no intuito de celebrarmos a páscoa que é a verdadeira vida nova. É justamente neste período de reflexão que a Igreja nos oferece a campanha da fraternidade”, explica padre José.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *