Academia ao ar livre faz sucesso em Cachoeira

Alan Suzarte

Cachoeira ganhou mais uma arma na luta contra o sedentarismo e a busca por melhor qualidade de vida. A academia da saúde situada na orla da cidade é um investimento da prefeitura municipal com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos regularmente. O espaço foi escolhido estrategicamente, ao lado do local onde são realizadas as aulas do projeto Vida Ativa, aproveitando também a visibilidade das pessoas que costumam caminhar às margens do Rio Paraguaçu.

Os equipamentos da academia ao ar livre podem ser utilizados em parceria com o projeto Vida Ativa, onde é possível ter acompanhamento nos exercícios físicos e aferir pressão. Para participar do projeto é preciso passar por uma avaliação médica e conseguir um laudo que irá indicar o tipo de exercício a ser praticado, já que as turmas são divididas de acordo com a necessidade de cada aluno, mas sem distinção de sexo ou idade.

As pessoas realizando exercícios físicos na academia ao ar livre. Foto: Alan Suzarte
As pessoas realizando exercícios físicos na academia ao ar livre.
Foto: Alan Suzarte

Acompanhe a reportagem sobre o projeto Vida Ativa aqui.

Segundo a professora e coordenadora do projeto Vida Ativa, Ana Paula, Cachoeira foi uma das poucas cidades do Recôncavo aptas a receber esse investimento do governo estadual em parceria com a administração municipal e deve ser bastante aproveitada pela população.

Segundo a equipe da Secretaria de Esportes, os espaços tem por objetivo aumentar a motivação em realizar atividades físicas. Os equipamentos adaptados apresentam biomecânica e oferecem conforto ao usuário. Seu uso, quando devidamente orientado e supervisionado por profissionais de educação física, contribui para a melhora das capacidades físicas, postura e mobilidade.

Equipamentos da academia ao ar livre. Foto: Alan Suzarte
Equipamentos da academia ao ar livre.
Foto: Alan Suzarte

Além de combater o sedentarismo, a prática de exercícios físicos também contribui na diminuição dos riscos de doenças como hipertensão, colesterol e acidente vascular cerebral e auxiliam na redução de internações e no uso de medicamentos. A população cachoeirana recebeu bem o investimento.

A academia da saúde oferece exercícios gratuitamente, também possibilita maior integração social por meio da ocupação do espaço público, incentivando a harmonia e a boa convivência, além da comunicação entre pessoas em busca de um objetivo em comum.

Saiba como usar a academia ao ar livre aqui.

“Eu faço três vezes por semana. Eu gosto muito. Parei de fazer academia para praticar exercícios ao ar livre. Gosto do vento na cara, da convivência”, disse Marta Gomes, 36 anos.