Alunos de Administração realizam 13º Feira do Empreededor em Cachoeira

Wiliane Passos

A Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira, através dos alunos do curso de Administração, promoveu a 13ª edição da Feira do Empreendedor. Realizado entre os dias 3 a 5 de maio, no campus da FADBA.

Durante a feira, além dos stands com as empresas montadas pelos alunos, houve apresentações musicais e teatrais  com grupos da região, desfiles, programas para crianças e adultos, momento fitness e feira de saúde com atendimento à comunidade. Oficinas e palestras com certificados de horas foram ministradas por professores e profissionais da região. Cerca de 7000 pessoas estiveram visitando a feira durante os  três dias.

Banda DTK se apresentando na abertura da Feira. Foto: Day Fotos

O professor e organizador da Feira Ivo Gonzales Jr falou sobre o tema da 13º Edição e sobre a estrutura do evento:

“Este evento foi o maior de todas as edições, tanto pela magnitude da quantidade de pessoas, quanto de programação”, completou Ivo.

O espaço contou com praça de alimentação, espaço de convivência e os stands com venda de alimentos, vestuário, acessórios, turismo e informática, personalizados e um espaço para crianças.

Visitantes no espaço da Feira. Foto: Day Fotos

Este evento acontece com o propósito de trazer o mercado de trabalho na prática para os alunos do curso e promover uma abordagem especial para a comunidade, onde estudantes podem mostrar suas habilidades de propaganda e venda e administração de um negócio. O tema deste ano foi Economia Criativa, com base no comércio de Cachoeira.

O projeto consiste em abrir e administrar uma empresa por um mês, culminando na feira aberta ao público. Os estudantes devem apresentar seus relatórios de gastos, vendas, demonstrativos, relatórios financeiros, lucratividade e o balanço da empresa.

A estudante Elizangela Souza Santos, do 7º período, que trabalhou na programação e montagem da feira disse que “foi uma experiência única, incrível, porque organizar uma feira como essa é um grande desafio, ainda mais quando não temos recursos, somos estudantes com várias outras atividades pra fazer; Encarar uma feira desse nível causou uma grande preocupação; Mas nos dedicamos, nos esforçamos e a feira foi um sucesso”

O professor e orientador Fábio Bérgamo falou um pouco sobre a importância da Feira do Empreendedor para os alunos de Administração:

Fábio complementou citando alguns dos desafios enfrentados pelos alunos na montagem da estrutura da Feira:

Deizan Lima do 5º período, teve que montar e administrar uma empresa junto com sua equipe e relatou que os desafios foram muitos, mas que a aprendizagem valeu a pena. “Apesar de estarmos estudando Administração, ainda não colocamos o que aprendemos em prática e essa feira foi uma oportunidade de colocar em prática o que estamos aprendendo. Eu me senti uma verdadeira administradora,  vi as dificuldades que são para abrir um negócio. Mas a recompensa que tivemos foi ver que agradamos ao público”, disse.

A feira do empreendedor teve sua primeira edição no ano de 2002 e foi criada com o propósito de inserir os alunos em situações reais do mundo dos negócios para colocar em prática o que aprendem em sala de aula, além de estimular a criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de tomar decisões.

Apresentação dos representações do grupo “Muleke é tu” de Cachoeira. Foto: Day Fotos
Representantes e colaboradores da empresa “Cake da Roça” de doces com sabores regionais. Foto: Day Fotos