Exposição em cartaz celebra os 100 anos de Hansen Bahia

Texto: Valério Amós | Foto: Reprodução

A exposição montada no Museu Casa da Fundação Hansen Bahia em São Félix, está em cartaz desde o dia 24 de Abril e traz obras de Hansen, artista alemão radicado na Bahia. Na mostra, a trajetória do artista do ponto de vista técnico e cronológico são privilegiados.

A mostra Faz parte das atividades em comemoração aos 100 anos de Hansen Bahia e  tem como objetivo “disseminar a arte da gravura, a pedido do próprio artista (Hansen)”, como explicou Jomar Lima, gerente-técnico da Fundação.

“A importância de Hansen para o Recôncavo é imensa. A Fundação vem realizando anualmente diversas atividades para preservar sua memória e o seu legado. Contudo, o centenário trará de forma contínua determinadas atividades, como as oficinas de gravura que tiveram início também no dia 24 de Abril”, revelou Jomar. Além de gerenciar o acervo técnico, Jomar Lima, juntamente com Evandro Sybine, professor mestre da Escola de Belas Artes da UFBA, são os curadores da exposição montada na Museu Casa Hansen.

650x375_hansen-bahia_1513442 Foto: Jomar Lima

O Centenário

Nascido na Alemanha em 1915, Karl Heinz Hansen naturalizou-se em 1966 ao vir para o Brasil pela segunda vez, estabelecendo-se em Salvador, onde adotou o nome artístico de Hansen Bahia. Morreu em 1978 em São Félix, no Recôncavo Baiano, deixando em testamento toda sua obra para Fundação Hansen Bahia criada por ele próprio.

Desde 2013 a FHB vem desenvolvendo algumas atividades em alusão aos 100 anos do artista: “começou com o seminário ‘Gravuras e Gravuristas Baianos’, que teve um recorte especifico Bahia, em 2014 nós tivemos o seminário ‘A Arte da Gravura no Brasil’ com um recorte nacional reunindo diversos estudantes e artistas de diversas partes do Brasil”, contou Jomar.

A exposição está aberta ao público no Museu Casa – FHB que está localizado na Ladeira Santa Bárbara, S/N n 13 – Sáo Felix/BA, disponível para visitação de terça a sexta de 9h às 17h. Saiba mais