Bar é ambiente de socialização entre professores e estudantes em Cachoeira

Por Lorena Morais

Algumas mesas ficam instaladas na praça em frente ao bar. Crédito: Marília Marques

Localizado na Praça Dr. Aristides Milton, o bar PQTRLV tem 23 anos de tradição e oferece um serviço alternativo, diferente da maioria dos bares da cidade e é frequentado por estudantes, professores, turistas e pessoas da comunidade. Seu dono, José Raimundo Alves, mais conhecido como Zé Miúdo, sempre trabalhou com esse tipo de comércio e diz que não se vê fazendo outra coisa.

A sigla da placa que fica na parte superior do estabelecimento e sempre desperta muita curiosidade significa Pedro Quer Ter Renda, Lucro e Vantagem, nome criado pelo antigo dono – que chamava-se Pedro – e mantido por Zé Miúdo.

O filé, feito por Zé, é o mais pedido da casa e agrada a todos os paladares. Crédito: Laiana Matos

O público do bar

O bar passou a ser muito frequentado na época da construção da Pedra do Cavalo, quando vieram muitos trabalhadores de fora. Com isso, teve que ampliar os serviços, como a produção dos tira-gostos, atraindo um público maior.  Contudo, Zé acredita que a chegada da UFRB distanciou alguns clientes da cidade, mas trouxe outros. “Antes da universidade o público era diverso. Com a chegada da UFRB, o pessoal da cidade se distanciou um pouco mais e quem passou a frequentar foram os estudantes e professores”, disse.

O professor de Cinema Guilherme Maia, sempre que passa as noites em Cachoeira, vai ao bar apreciar o filé de carne – que é seu tira-gosto favorito – e tomar uma cerveja. Guilherme afirmou adorar o ambiente e diz: “O bar é referência na cidade. Vejo como um ambiente de socialização”.