Cachoeira recebe 3º Encontro de Charuteiras do Recôncavo baiano

Evento acontece nesta segunda e terça-feira no auditório do CAHL, da UFRB

Por Júnior Rodrigues

Acontece nos dias 16 e 17 de outubro no auditório do Pavilhão Leite Alves – CAHL/UFRB, em Cachoeira, o 3° Encontro – Charuteiras do Recôncavo: História e Ensino. O evento tem como objetivo divulgar informações sobre pesquisas históricas relacionadas ao tema. A atividade é destinada aos estudantes universitários, professores da educação básica e comunidade em geral.

Na terceira edição do encontro, os participantes poderão compreender a exploração que as trabalhadoras do fumo, a exemplo das charuteiras, enfrentavam e as estratégias de sobrevivência e resistência no cotidiano das fábricas, armazéns e lavouras.

O charuto desempenha papel significativo na história do Brasil. O país é reconhecido pelas plantações de tabaco, especialmente na região do Recôncavo da Bahia, onde as charuteiras desempenharam um papel fundamental para a produção. O encontro realizado na UFRB oferece a oportunidade para explorar a herança cultural e econômica associada ao charuto no Brasil, com reflexos na história, na cultura e na economia da região e do país.

As inscrições e a programação completa estão disponíveis na página do grupo de pesquisa Ensino de História do Recôncavo da Bahia.