Campanha visa conscientização sobre a Doença Falciforme no Recôncavo

Por Elton Rosa

Na última sexta-feira, 24, em Cruz das Almas, ocorreu uma palestra para orientar profissionais de educação sobre como lidar com as crianças portadoras da doença falciforme, e dilvulgar o segundo simpósio regional sobre o assunto.

O encontro foi promovido em uma parceria da Secretaria de Educação da cidade com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e a Secretária de Saúde do Estado.

O principal objetivo da reunião era divulgar o “II Simpósio do Recôncavo Baiano Sobre a Doença Falciforme. Desmistificar e Cuidar”. O palestrante Fábio Souto, professor de genética da UFRB, falou sobre a importância da escola na popularização dos conhecimentos sobre a doença,  na identificação de possíveis portadores dentro das salas de aula, e como os professores podem ajudar seus alunos ao longo do tratamento.

A doença falciforme é considerada um problema na região do Recôncavo da Bahia. Segundo o professor, a cada 130 pessoas, 1 sofre deste mal.

Esteve na reunião a secretária de educação do município, Ana Alice da Silva Teixeira, que disse pretender estreitar laços com a universidade e a Secretaria de Saúde do Estado em prol de ajudar os doentes.

Um dos vereadores da cidade, Oswaldo da Paz, também se fez presente, deixou em nome da Câmara o apoio à campanha.