Candidatos ao governo da Bahia visitam o Recôncavo

Luiz Bassuma (PV) e Jacques Wagner (PT) fizeram campanha em Cachoeira e São Félix, com sabatina na UFRB e carreata, respectivamente.

A comitiva do governador esteve em São Félix e Cachoeira. Crédito: Lorena Morais

Por Marilia Marques

– Bassuma declarou-se contra a legalização da maconha e aborto

Luiz Bassuma em sabatina. Crédito: Lorena Morais

O candidato Luiz Bassuma, que disputa o governo da Bahia pelo Partido Verde (PT), participou de uma sabatina promovida pelos centros acadêmicos de Jornalismo e de Ciências Sociais, no último dia 8 de setembro, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As perguntas foram mediadas pelo professor Nelson Montenegro e direcionadas por blocos, que abordaram temas como propostas sobre educação e violência, ecologia e por último, as diretrizes de políticas públicas que o candidato defende em sua candidatura.

Bassuma expressou sua posição política revelando ser contra a legalização do aborto e da maconha, justificando ser “preciso dificultar a ação para, principalmente, não sobrecarregar o sistema de saúde”. Propôs também a distribuição de orçamento pelos territórios de identidades da Bahia; a criação de uma auditoria interna no governo do estado a fim de combater a corrupção, além de um novo modelo de crescimento econômico sem concentração de riquezas nem destruição do meio-ambiente.

Wagner, acompanhado por Lídice da Mata, prometeu ampliação da universidade

Jacques Wagner em comício. Crédito: Lorena Morais

No início da tarde do mesmo dia, o governador Jacques Wagner, em visita com sua comitiva a alguns municípios do Recôncavo, percorreu em carreata as cidades de Cachoeira e São Félix. Candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que pretende continuar a trazer incentivos para a ampliação da Universidade Federal do Recôncavo.

Lídice da Mata (PSB), candidata ao senado pelo mesma coligação, acompanhou a carreata disse acreditar também na vitória do PT na disputa pela presidência. Segundo ela, “o que vai acontecer é o que a tendência das pesquisas indicam: a primeira mulher a ser presidente do Brasil será Dilma Rousseff. A candidata Marina é uma pessoa com uma escola política respeitável, mas eu tenho a sensação de que não vai ser ela dessa vez”. Num breve discurso, Wagner saudou algumas autoridades políticas locais e seguiu para a cidade de Muritiba.