Cine Theatro é alternativa de lazer em Cachoeira

Dos dias 03 à 08 de fevereiro foi sede da 2ª edição do Paisagem Sonora
O cinema tem sediado diversos eventos culturais

Lídio Gabriel

Em funcionamento desde o dia 25 de junho de 2014, após passar por cinco anos de reformas promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Cine Theatro Cachoeirano voltou a sediar eventos culturais. Contando com incentivos da prefeitura municipal, o espaço cultural é dirigido por Samir Guimarães Suzart, cineasta formado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A programação acontece prioritariamente às sextas, sábados e domingos.

Em 2009, o IPHAN adquiriu as ruínas do antigo Cine Glória por cerca de R$ 179 mil, e investiu outros R$6 milhões na restauração. Após a reforma, o espaço ficou à disposição para as realizações culturais da população cachoeirana, desde que atenda a certos tipos de normas estabelecidas pelo IPHAN.

Desde sua inauguração, o espaço já serviu de palco para realização de diversos eventos, como o Cachoeira Doc e o II Colóquio Franco-Brasileiro. No período entre os dias 3 e 8 de fevereiro sediou a segunda edição do Paisagem Sonora. Segundo o diretor Samir, o cinema também tem uma relação muito boa com a universidade, por isso planeja a exibição de curtas feitos em oficinas do curso de Cinema da UFRB.

Os moradores de Cachoeira passaram por um hiato de 25 anos sem funcionamento do cine teatro, por isso sua retomada na participação dos eventos é lenta. A comerciante Magnólia Souza de Freitas, 50 anos, lembrou como o cinema era movimentado na sua época. “Lá, a turma toda assistia aos filmes de terror: meus irmãos, o grupo de jovens da igreja e até o padre”. Mas ela confessou que hoje em dia não tem mais ânimo para ir assistir. “Passei esse tempo indo nos cinemas de Salvador. Hoje em dia não gosto mais de ir, mas minhas duas filhas vão sempre que podem”.

Como forma de incentivar os espectadores mais novos a frequentar o espaço, o Cine Theatro Cachoeirano mantém uma sessão infantil gratuita aos domingos. Toda a programação encontra-se disponível em sua página nas redes sociais.

Confira um trecho da entrevista, o diretor Samir Suzart fala sobre a distribuição de filmes.

Sonora – Samir