Cortejo popular e premiações culturais marcam os 174 anos de Cachoeira

Por Toni Caldas

População de Cachoeira comemora aniversário de 174 anos da cidade. Crédito: Toni Caldas

No último domingo, Cachoeira comemorou 174 anos de elevação a cidade. Durante uma seção solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores, foram homenageados alguns artistas cachoeiranos destacados, a exemplo de Valmir, fundador do grupo Gêge Nagô; Louco Filho e Doidão, artistas plásticos; e Paulo Vitor, fundador da filarmônica 25 de Junho.

Após os discursos, o público saiu em cortejo pelas ruas do centro histórico da cidade, sendo que diversos segmentos culturais marcaram presença ao longo do percurso. Povos de matrizes afro, indígenas, artistas e filarmônicas, apresentaram-se na abertura da sessão solene e lotaram as ruas junto à população.

Lourival Trindade Filho, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, declarou: “A premiação, assim como o cortejo cultural, são as representações da força que a cultura da cidade vem reconquistando nos últimos anos”.

A cena cultural ganhou força com feitos como a adesão do município ao programa Monumenta e ao PAC das cidades históricas, ambos do governo federal, além da instalação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) em Cachoeira.