Cursinho pré-vestibular incentiva estudos em Capoeiruçu

Marlon Campos

Cachoeira – Para auxiliar alunos de Capoeiruçu na preparação de vestibulares, concursos e no Enem, o Projeto gratuito chamado Conexão para o Futuro, coordenado por Pedro da Silva, completa nove anos e foi instalado para jovens e adultos na rede pública de ensino.

Segundo o coordenador e também idealizador, Pedro da Silva,  o curso dá maior oportunidade para aqueles alunos que não tiveram um ensino básico de qualidade. O Projeto conta com professores, que também são alunos, para auxiliar nesse ensino. Ele conta que há um ano a Prefeitura de Cachoeira firmou parceria e auxilia na preparação do material e na doação do espaço.

As aulas acontecem no prédio da Escola Municipal de Capoeiruçu e também na sede de Cachoeira , de segunda-feira à quinta-feira. ”Eu vejo aqui a possibilidade de fazer um intensivo para o Enem e realizar o meu sonho de entrar na Universidade”, conta Aline Anjos, estudante. No início do curso, que tem quase a mesma idade da UFRB, apenas um estudante do curso conseguiu entrar na Universidade, hoje esse número ja é bem maior, relata Pedro da Silva.

Sobre o Curso

O cursinho oferece matérias do ensino médio como português, espanhol, matemática, geografia, atualidades e outras. A iniciativa consiste em um curso preparatório elaborado para os alunos de escolas públicas, prioritariamente, e tem como objetivo tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar um vaga em algum concurso ou vestibular.

Hoje, o curso tem mais de 100 alunos e segundo Felipe Ramos, estudante da UFRB e professor de Atualidades há seis meses, ele vê a importância na formação do individuo, e não só de passar num vestibular. Ele ainda diz que grande parte da turma é constituída por  pessoas mais velhas e que não desistiram de estudar.