Estudantes da Escola Montezuma participam do projeto Câmara Mirim

Alan Suzarte

Os alunos da Escola Montezuma, da cidade de Cachoeira, participam do projeto Câmara Mirim, de autoria do vereador Júlio Cesar Costa Sampaio, que visa à formação política de crianças e jovens estudantes, proporcionando um conhecimento sobre a vida política no município. “Com esse projeto eu posso observar as dificuldades da escola e levo para debater na câmera, essa é minha função como vereadora mirim”, conforme relatou Kaliane Falcão, aluna e vereadora mirim.

A escola ainda desenvolve alguns outros projetos, como o Programa Mais Educação, que integra diferentes saberes, espaços educativos. “ Esses projetos exercem um papel fundamental na formação das crianças, pois através deles se tenta construir uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã’’, acrescentou a professora Rita Nascimento.

A diretora Luciana Araújo Maia , afirmou que, “a partir do projeto pedagógico desenvolvido pela escola, os alunos começaram a se questionar de como eram as aulas há 50 anos antes, 80 anos antes deles nascerem. Eles começaram a se interessar mais pela escola, a ter orgulho de estudar ali e entender o valor daquela instituição para a cidade. Enfim, passaram a se sentir parte de algo que precisava ser preservado e lembrado’’, concluu.

A história da escola

A escola Montezuma tem 82 anos de existência e durante todo esse tempo vem educando gerações. Fundada em 26 de julho de 1932, na inauguração a Escola foi nomeada de Prédio Escolar Montezuma, uma homenagem ao Francisco Jê Acaiaba Montezuma, primeiro e único visconde de Jequitinhonha, que nasceu em Salvador  em 23 de março de 1794 e faleceu no dia 15 de fevereiro de 1870. Foi um advogado, jurista, político brasileiro e um dos percussores da independência do Brasil.

essa imagem
Escola Montezuma, 82 anos de existência. Foto:divulgação /blogger

Mais informações sobre a biografia de Franscisco Jê Acaiaba Montezuma você encontra aqui.

Em 1956, o prédio escolar passou a chamar-se Escola Reunidas Montezuma. Em 1961, mais uma vez teve o nome modificado, para Grupo Escolar Montezuma. Em 1981, com a municipalização das escolas, passou a denominar-se Escola Montezuma.

Você encontra toda trajetória completa da Escola Montezuma em Cachoeira aqui.

A escola possui prédio próprio, com estrutura física bem conservada. Por ser uma das mais antigas e tradicionais da cidade, foi escolhida por um programa de requalificação da Prefeitura Municipal e passou por reformas nas instalações elétricas, hidráulicas e reparos na estrutura física. As portas e os pisos foram recentemente reformados e pintados.

11106525_828984283821406_610404428_n
Trabalhos desenvolvidos através do Programa Mais Educação pelos alunos da escola. Foto:Alan Suzarte