Estudantes da UFRB Ocupam o Prédio Ana Nery

Ana Paula Santos

Após plenária realizada no ultimo dia 18 de marco, os estudantes do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) resolveram ocupar o prédio Ana Nery, onde se concentra o setor administrativo da universidade e ficam localizados os colegiados de cursos e direção. A motivação da ocupação é fruto de insatisfação com a infraestrutura do centro, localizado em Cachoeira. Em nota, o movimento de ocupação Ana Nery apresentou uma lista de reivindicações como: retorno do setor de empréstimo de equipamentos, laboratórios de informática e da biblioteca (no período noturno ,até o fim do horário de aula, as 23 horas) e no fim de semana (domingo até o meio-dia), implantação de restaurante universitário,transporte dos estudantes do período noturno, garantia de impressão periódica do jornal Reverso, entre outros itens.

Reunião   dos  estudantes
Reunião dos estudantes

“O movimento é legitimo e trata questões de interesses coletivos, pois vai beneficiar todos os estudantes”, afirmou Milena Braz, do curso de ciências sociais.
Ao ocupar o local, o coletivo criou comissões de boas vindas, comunicação, cultura e propostas para deliberarem tarefas e discutirem sobre as pautas de reivindicações

“Somos um coletivo de estudantes e no quarto dia de ocupação percebemos que outros estudantes tem se aproximado do espaço, que possui regras de convivência, promove debate político e intervenção cultural”, informou a comissão de boas vindas.
Para Caíque Fialho, estudante do curso de cinema da UFRB, “foi uma das melhores formas do coletivo reivindicar mudanças e o mais importante é que a ocupação do Ana Nery não atrapalha a vida acadêmica dos alunos”.

Posicionamento da diretoria

Segundo informações da comissão de boas-vindas, até o momento à direção do Centro de Artes Humanidades e Letras(CAHL) não se pronunciou para negociação, apesar de ter conhecimento da pauta de reivindicações.
O jornal Reverso procurou a diretora Georgina Gonçalves e o vice-diretor Wilson Penteado no segundo andar do prédio do (CAHL), espaço onde estão alocados os funcionários que trabalham no prédio Ana Nery, após ocupação, porém, não os localizou.