Março foi o mês dedicado ao Teatro

Jaqueline Santos

O dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, é celebrado todos o anos em 27 de Março, porém  costuma-se dedicar  o mês inteiro a essa arte. E para comemorar, a  Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), realizou atividades gratuitas ou a preços acessíveis nos espaços culturais de Salvador, Lauro de Freitas, Valença, Feira de Santana, Juazeiro, Guanambi, Jequié, Porto Seguro e Santo Amaro.

“É muito importante celebrar essa arte, que engloba todas as outras, pois quanto mais se comemora e a fomenta nos espaços culturais, mais ela tende a crescer e  a ser preservada, tanto em Feira de Santana, como em todas as cidades da  Bahia”, destacou Luciano Freire, professor de Teatro do projeto Recriar, da Secretaria de Educação de Feira de Santana.

Segundo a Infopédia , o teatro é uma das mais antigas expressões artísticas do Homem, que sempre lhe dedicou espaços arquitetônicos, principalmente na Época Clássica e, depois no Renascimento, até aos nossos dias. Na Grécia Antiga,  ele surgiu a partir de manifestações a Dionísio, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias. Dionísio se tornou, assim, o deus do teatro.

Teatro de Dionísio na Grécia Antiga Foto: Site Cliografia
Teatro de Dionísio na Grécia Antiga
Foto: Site Cliografia

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa. A etimologia da palavra Teatro deriva dos verbos  gregos ver e enxergar, referindo-se aos locais onde as peças teatrais eram encenadas.

O teatro em Cachoeira

A cidade de Cachoeira possuí dois grupos teatrais, um conhecido como  Bocó Companhia de Humor, que caracteriza-se pelo seu humor nonsense, contribuindo na formação técnica das pessoas, montando e desmontando lógicas na construção da piada ou da narrativa e dinamizando esse processo em palco. O grupo, criado em 25 de março de 2013, oferece oficinas de improvisos, espetáculos com novos formatos e atualmente possuí novos participantes.

Bocó companhia de humor Foto: Divulgação/facebook
Bocó companhia de humor
Foto: Divulgação/facebook

O outro grupo, ainda sem nome, e recente, foi criado em cinco de fevereiro deste ano, por iniciativa de um aluno do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), que agrega estudantes de todos os cursos, como também a comunidade. Segundo o estudante de Cinema Girlan Tavares, o grupo foi criado com intuito de reunir jovens da Universidade e da comunidade para desenvolverem seu lado artistico. “É um teatro experimental, não trabalhamos com uma linha específica, mas com dança, o corpo, monólogos, música, buscando novos jeitos de se fazer teatro”, acrescentou.

As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, das 17h ás 19h no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com sala a definir no dia. Cachoeira possui o Cine Theatro cachoeirano que em sua programação apresenta peça teatrais.

Saiba mais sobre essa arte no blog:  http://jaqueprimeiroato.blogspot.com.br/