Mangabeira tem grupo que é referência em teatro no Recôncavo

Juliana Leite

Sediado em Governador Mangabeira, cidade do Recôncavo localizada a 119 km de Salvador, o Grupo de Teatro Frutos da Utopia é formado por amigos e acabou tornando a cidade referência na região quando se trata de teatro.

Segundo o diretor artístico do grupo, Ney dos Santos, formado pela Universidade Federal da Bahia em Licenciatura em Teatro, “tudo começou quando ainda éramos estudantes do ensino fundamental, por motivação de Renata, que sempre quis fazer teatro. Recebemos apoio e incentivo de uma das nossas professoras. Ela disse que se nos organizássemos era possível. A nossa primeira experiência foi numa peça escolar, com Rosinha e Sebastião, um espetáculo que está até hoje em cartaz, 15 anos depois, e que participou recentemente do Festival de Teatro do Interior da Bahia e já foi premiado em diversos festivais”.

10629759_649503538498039_1421624783512033510_n
Nos palcos da vida! Foto: Darlan DhOuro

Governador Mangabeira não dispõe de um teatro, o que dificulta na organização de eventos artísticos. “É complicado fazer teatro no interior. É difícil porque não temos patrocínio e apoio financeiro. A principal dificuldade é a falta de um lugar adequado”, desabafou o presidente do grupo, Roberto Madder. Sem um teatro, os ensaios e festivais do grupo são realizados em escolas.

“Somos novos. Os 15 anos de grupo são de prática artística. Vivemos no Recôncavo e tivemos que viajar muito à procura de técnicas, porque aqui não é oferecido. Na cidade do interior é quase piada quando se diz que vai fazer teatro. A gente vai contra tudo e contra todos para trazer uma coisa que sonhamos juntos”, destacou Renata Salles, uma das atrizes e idealizadoras do grupo.

O Frutos da Utopia não recebe recursos financeiros da Prefeitura de Governador Mangabeira. Quando solicitada, a administração municipal apoia e patrocina ações como eventos, apresentações em cidades vizinhas, viagens etc. De acordo com o diretor cultural do município, Gerferson Santana, “o grupo evoluiu bastante e com isso é merecedor do reconhecimento que obtém atualmente no meio artístico, se tornando, sim, uma referência, devido aos diversos prêmios que recebem”.

Este ano a companhia comemora 15 anos de criação e atuação. E para comemorar, pretende fazer o VI Utopia Festival de Teatro ainda melhor. “A população mangabeirense e das demais regiões podem esperar por muitas novidades e bons espetáculos”, asseguraram os integrantes do grupo. Uma das novidades para esta edição é o espetáculo Otelo, de William Shakespeare. A data para o festival está prevista para os dias 22, 23 e 24 de maio.

A próxima apresentação do grupo será no mês de março, no dia 23, no Teatro Alberto Martins em Camaçari, durante a realização do Prêmio Camaçari de Teatro.

Para conhecer um dos espetáculos, acesse a peça Rosinha e Sebastião na íntegra.

427997_336644863117243_797034139_n

2 comentários sobre “Mangabeira tem grupo que é referência em teatro no Recôncavo