Os jovens e a leitura

Uhelington Lima costuma ler sempre coisas relacionadas a área de informática e raramente ler livros de ficção. |Foto: Karla Santana
Uhelington Lima costuma ler sempre coisas relacionadas a área de informática e raramente lê livros de ficção.
|Foto: Karla Santana

Karla Santana

A leitura é algo de extrema importância para o indivíduo, pois é através dela que  podemos enriquecer nosso vocabulário, tomar conhecimento do mundo, melhorar nosso raciocínio e a forma como interpretamos as coisas.
É de conhecimento geral que as pessoas que tem uma estreita e diária relação com a leitura escrevem com mais facilidade e sem erros, mas o hábito da leitura nem sempre é algo fácil de adquirir. Por ser uma atividade solitária e que muitas vezes necessita de certa concentração, exige que a pessoa tenha disciplina e vontade para prosseguir. Para que o costume de ler seja algo prazeiroso e rotineiro no indivíduo, é bom que os pais incentivem esse costume lendo para seus filhos historinhas antes de dormir, ou criando um momento do dia para dedicar a leitura, mesmo que sejam por poucos minutos.
Por muitos anos, o empecilho entre indivíduos e os livros, era o fato da leitura ser algo extremamente elitizado e nem todos tinham acesso à escola ou professores que pudessem ensinar a ler. Hoje, o maior obstáculo é a tecnologia, que com uma diversidade maior de atividades, atrai principalmente os jovens cada vez mais, seja para jogos, vídeos ou redes sociais.
Apesar de muito ser dito sobre a substituição dos livros físicos pelos virtuais, a tecnologia vem mais uma vez para auxiliar, leitores e autores. Há uma nova cultura de baixar os títulos gratuitamente e lê-los no computador. Muitos desses títulos estão disponíveis para download , com ou sem a autorização do autor, e mesmo com essa nova forma de pirataria que prejudica os autores e editoras, esse acaba sendo um meio de divulgar, pois há quem compre os livros físicos após lerem uma versão online.

Hábito de ler

Para quem mora em cidades pequenas, onde muitas vezes não há livrarias, a solução é a biblioteca pública. William Dias, estudante universitário, 23 anos, costuma pegar livros na biblioteca municipal e também comprá-los, tanto em livrarias físicas como pela internet, além de pegar alguns emprestados com amigos. O estudante revela que costuma baixar livros e lê-los no computador e mesmo assim acaba por comprá-los quando gosta muito da historia. Ele lê em média de oito a 12 livros por ano.
Letícia Souza, estudante de nível técnico,18 anos, diz que não costuma pegar livros na biblioteca municipal e aqueles que ela lê costuma comprar em catálogos de revistas ou são emprestados de amigas, sua média de livros é de sete títulos por ano.
Boa parte dos leitores assíduos costuma ler por prazer e  os livros de ficção são os preferidos.  A leitura de livros didáticos geralmente é feita somente quando é exigido na escola ou universidade. Um fato incontestável é que a leitura abre espaço para que se queira sempre mais e mais conhecimentos. O hábito da leitura modifica o indivíduo,  tornando-o  pensante e contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.