População não comparece aos postos no dia nacional da vacinação anti-rábica

Por Monalisa Leal Melo

A vacinação nacional contra raiva em cães e gatos aconteceu no último sábado, dia 25 de setembro. Todos os postos de Cachoeira estavam abastecidos com a vacina e, para melhorar ainda mais o atendimento, alguns agente comunitários estavam em pontos estratégicos para também vacinar os animais.

A vacina tem a durabilidade de um ano, no entanto, os postos de saúde estavam vazios e foi baixo o número de animais vacinados. Segundo Joelma Gomes Souza, agente comunitária, a pouca movimentação nos postos, nesse período, se deu justamente porque a comunidade se acomodou. “Eles se acostumaram a todo ano a gente bater nas portas levando a vacina e sabe que a partir de segunda a gente começa esse trabalho, por isso no dia nacional não teve movimento”.

Campanha de vacinação tem pouco movimento em Cachoeira

Na verdade, desde a quarta-feira, dia 22,  agentes visitaram alguns bairros levando a vacina. Para aplicar a vacina nos animais, os profissionais recebem, pela secretaria de saúde, um treinamento de uma semana a cada ano.

A divulgação da vacina anti-rábica em Cachoeira se deu através da rádio e de carros de sons, sendo que os meios utilizados para a campanha alcançaram também a zona rural, que, assim como a cidade, teve um número reduzido de vacinas aplicadas.

Verusca Maria Calil Barbosa 33, enfermeira, responsável pela unidade de saúde da família Izído Lôbo, lamenta a falta de animais e garante que os que foram vacinados até o momento não tiveram nenhum tipo de reação. Ela comenta também a importância da vacina para os animais e, consequentemente, para seus donos.

Afinal, a raiva é uma doença infecciosa aguda que não tem cura e é transmitida facilmente, geralmente através da saliva do animal ou até mesmo arranhões, podendo causar paralisia e levar o indivíduo a morte.

3 comentários sobre “População não comparece aos postos no dia nacional da vacinação anti-rábica

  1. É lamentável a situação pela qual passa a cidade de cachoeira, porém é um reflexo do que acontece em todo o nosso país que consequência da falta de informação que grande maioria da população se encontra.

    Matéria muito bem escrita. Espero por outras.

  2. A população ainda é carente de informação(Em todos os setores), apesar da tv, rádio, internet e outros meio de comunucação.Mas vale lembrar que o comodismo de alguns é que imperra e até atrapalha o trabalho daqueles que lutam para melhor atender, isso em qualquer tipo de serviço prestado. Parabéns pela reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *