Reforma da Estação de São Félix não tem data marcada

Por Joaquim Bamberg

A antiga estação ferroviária de São Félix, atualmente sede da Fundação Luiz Ademir de Cultura, não tem data prevista para reforma. Segundo o responsável pela fundação na cidade, Álvaro Valdir Gomes, existem movimentos para que seja feita a reforma, mas informa que ainda não existem parcerias para execução da obra.

Depois de reformada, a edificação deverá receber uma instituição privada de ensino superior em São Félix, a Universidade do Recôncavo.

Tombamento

O prédio da estação é uma das construções de arquitetura colonial do município, que em novembro passou a ser bem protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Perguntado sobre possíveis embargos na obra, Álvaro comentou: “Acredito que nós não vamos ter nenhum problema burocrático pra reforma devido ao tombamento da cidade. Não vejo nada contra.”

História

A estação foi aberta em 1881 para fazer parte do sistema de linhas férreas da Bahia, mas a construção atual foi erguida no ano de 1884, e recebeu restauro em meados dos anos 2000. Hoje, o prédio encontra-se em estado de quase abandono, com muitas rachaduras nas paredes e telhado parcialmente desabado. Muito entulho também é encontrado nos arredores do local.

Fachada da Estação Crédito: Rodrigo Valverde
Parte da lateral do prédio Crédito: Rodrigo Valverde
Árvores crescem dentro da estação e ultrapassam o telhado Crédito: Rodrigo Valverde
Lateral do prédio Crédito: Rodrigo Valverde