Você viu o Bando passar?

Entenda um pouco sobre a festa tradicional da cidade de Feira de Santana.

Por Gabriella Freitas e Janeise Santos

Ocorreu no último dia 7, a 13ª edição do Bando Anunciador na cidade de Feira de Santana. O evento dá início as comemorações religiosas da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Santana.

Foto: Juli Germano – Personagens da indústria cultural e do cinema norte-americano integram o elenco da festa.

O Bando Anunciador é um cortejo festivo que foi retomado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, há mais de 10 anos, e especialmente neste ano, foi puxado pelo “Bando do Cuca”, com a presença de alunos, professores e servidores da unidade acadêmica, acompanhados por uma multidão fantasiada.

“Disparado o melhor evento de rua da cidade, e a cada ano fica melhor. Eu amei, amei e agora só ano que vem.  Já estou ansiosa”, declarou a estudante Giovanna Lima ainda em êxtase com as comemorações.

O trajeto teve início em frente ao Cuca, seguiu até a Igreja dos Remédios e à avenida Senhor dos Passos. Chegando na esquina da Prefeitura, o cortejo continuou pela avenida Getúlio Vargas até a rua Marechal Deodoro e, por fim, retornou à praça da Matriz pela Rua de Santana agitando uma multidão por volta das sete horas da manhã de um domingo. Mais de 30 bandos de bairros, além de famílias e amigos que se fantasiam para ir ao evento diversificam as expressões artísticas e culturais do Bando Anunciador enquanto todos se divertem ao som das charangas. O evento contou também com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade – Fantasias e estandartes marcam a passagem do Bando Anunciador.

O Bando Anunciador é um resgate da tradição popular das homenagens à Senhora Santana, extinta pela Igreja Católica em 1987, e é considerada a festa mais rica do ponto de vista cultural da cidade. O melhor não fica por aí, a festa é inteiramente grátis e qualquer pessoa pode participar, desde que traga consigo alegria e bastante disposição.