Baiana inova em receitas com ingredientes típicos juninos para aumentar as vendas durante o resto do ano

Aprenda a reutilizar as comidas juninas de outras formas depois de passados os festejos

Júlia Lima e Denilson Cerqueira

O São João já passou, mas isso não quer dizer que as comidas típicas do período junino devem ser deixadas de lado, afinal, são inúmeras delícias que fazem parte do cardápio: amendoim, milho, pé de moleque e muito mais. Foi pensando nisso que a doceira Eidy Lima de 45 anos, moradora de Feira de Santana, decidiu reaproveitar as comidas típicas do São João para aumentar as vendas durante o resto do ano.

Eidy faz doces a mais de 16 anos, e há um ano, ela resolveu vender pudim depois de ter realizado a receita do doce utilizando pé de moleque e amendoim, após as sobras do último São João.

‘’A receita começou fazendo sucesso em toda a família e posteriormente entre os vizinhos. Atualmente o pudim de amendoim com calda de pé de moleque é vendido durante todo o ano e ficou conhecido em toda a região de Feira de Santana’’, conta Eidy.

Para Saulo Lima, cliente há mais de 4 anos da doceira, o pudim de Eidy é uma das suas sobremesas preferidas e não pode faltar na sua casa.

‘Esse pudim de pé de moleque é uma das sete maravilhas do mundo, toda sexta-feira eu já reponho o estoque na geladeira, porquê lá em casa todo mundo viciou, se deixar acaba em uma sentada, quem puder, tem que provar, não é a toa que qualquer visita que chega na minha casa eu faço logo experimentar essa belezura.’’

A cozinheira, que conta com a ajuda da sua filha Rosimeire de 20 anos, nos revela além da receita do seu famoso pudim, a cocada feita com milho verde, para você reaproveitar os ingredientes típicos do período junino e se deliciar em todas as épocas. Confira a seguir:

Pudim de Amendoim com calda de Pé de Moleque

Pudim de amendoim com calda de pé de moleque leva em sua receita leite condensado e é fácil de preparar. Foto: Júlia Lima

Ingredientes:
10 pés de moleque triturados grosseiramente
1 lata de leite condensado
200g de amendoim torrado sem pele e sem sal
4 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
4 ovos
1 colher (sopa) de maisena

Modo de preparo:

Em uma fôrma de buraco no meio de 30cm de diâmetro, espalhe no fundo o pé de moleque triturado e reserve. No liquidificador, bata os demais ingredientes por 5 minutos e despeje cuidadosamente sobre o pé de moleque. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 45 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar, leve à geladeira por 4 horas, desenforme e sirva.

Cocada de Milho Verde

Cocada de milho verde é outra delícia das festas juninas que pode ser feita o ano todo! Foto: Denilson Cerqueira

Ingredientes:

Milho verde 1 xícara (150g)

Água 3/4 de xícara (180 mL)

Coco fresco ralado 3 xícaras e 1/2 (350g)

Açúcar 2 xícaras e 1/2 (450g)

Leite em pó 1/2 xícara (450)

Água 1/3 de xícara (80 mL)

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o milho verde a água e bata muito bem por uns 2-3 minutos, o importante é que solte bastante o amido do milho.

Despeje em uma panela fora do fogo e junte o coco ralado fresco e o açúcar e misture bem.

Leve ao fogo e quando ferver reduza o fogo, deixe em fogo baixo sempre mexendo até começar a soltar do fundo e o gosto de milho cru sumir (cerca de uns 10-12 minutos).

Nesse momento dilua o leite em pó na água e acrescente na panela.

Mantenha no fogo baixo por mais uns 6-8 minutos ou até mesmo desgrudar bem do fundo.

Transfira para uma forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga de 20x20cm.

Espalhe ela com uma espátula e depois com a parte de trás de uma colher aperte e levante para ela ficar com um acabamento meio rústico.

Depois de cerca de 1 hora, antes da cocada esfriar por completo faça já as marcações com uma espátula (cortei em quadradinhos de 4cm).