Escolas são reformadas pelo Governo

Mais de 200 escolas recebem intervenção estrutural no Estado da Bahia

Priscila Martins

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, iniciou este mês a reforma , ampliação, manutenção e recuperação de  200 escolas, das quais 140 estão na capital e 60 no interior. As ações de intervenção nas unidades  visam à conservação dos espaços onde os alunos circulam, além das salas de aula.

No Colégio Estadual Professor Roberto Santos, no bairro do Cabula,em Salvador,  um dos beneficiados com os projetos de reforma, foram modernizados os laboratórios de química e biologia, para que os alunos possam aliar a teoria, vista na sala de aula,  à prática. Também foram reformados os sanitários, transformando-os em vestiários para maior comodidade dos alunos no término da educação física.

Além desses benefícios, o diretor do colégio, Adson Moradillo da Silva, enfatiza a importância que outra reforma fará para a mobilidade na unidade escolar: uma estrutura que viabilize o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Segundo Moradillo, existe uma demanda, não só por parte dos estudantes, mas também de servidores e professores, que até então não podia ser atendida.

Para Paulo Roberto Soares, Superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar (Supec), as reformas escolares têm uma repercussão pedagógica positiva; tanto para o professor, que tem mais subsídios para ministrar aulas, como para o aluno que tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento aprendido em sala.

O processo percorrido para que as escolas recebam os recursos é longo. O primeiro passo a ser dado é a criação de um projeto que é enviado à Secretaria. Depois, é endereçada uma solicitação à Diretoria Regional de Educação (DIREC). A visita do engenheiro para a avaliação das escolas identificando as reais necessidades do local, acontece logo após o encontro da Secretaria com os diretores das instituições.

O Colégio Estadual Professor Roberto Santos contou com um investimento de R$ 187,6 mil para que o espaço se tornasse mais acessível, otimizado e moderno. O fim das obras estão previstas para o próximo dia 10 de março, quando os portões do colégio serão abertos novamente aos alunos, dando início ao ano letivo. E em Salvador há mais 140 intervenções em curso e concluídas.