Instalação de termoelétricas no Recôncavo causa polêmica

Por Thacio Machado

Um dos desafios para o crescimento do Brasil passa pela geração de energia. O aumento do consumo das famílias fez o governo buscar um fortalecimento na rede elétrica nacional, procurando uma diversidade nas formas de produção de energia, e implantando termelétricas, parques eólicos e hidrelétricas em todo território nacional.

Como uma das obras da segunda etapa Programa de Aceleração Crescimento (PAC 2), uma termelétrica movida a óleo está prevista para a cidade de Governador Mangabeira. Com um orçamento que ultrapassa os 300 milhões de reais, sua implantação está prevista desde 2008.

 

Reunião organizada pelo movimento Recôncavo Limpo
Reunião organizada pelo movimento Recôncavo Limpo

No entanto, a possibilidade da instalação vem causando polêmica na população Mangabeirense. Parte da população se uniu ao movimento “Recôncavo Limpo”, para debater a instalação. Algumas reuniões foram realizadas na cidade para mostrar segundo os riscos que uma usina deste porte traria.

Devido à grande repercussão do tema e discussões pela cidade, a prefeitura municipal de Governador Mangabeira também realizou no dia 20 de dezembro de 2012 uma reunião para dar possíveis esclarecimentos à população. Reunidos no clube cultural da cidade, a equipe da prefeita trouxe membros da Petrobrás que, supostamente, tem a intenção de implantar uma termelétrica a gás também no município, o que deixaria a cidade com duas usinas.

Para Luis Antonio Lima, professor mestrando em Gestão de políticas públicas e um dos líderes do movimento Recôncavo Limpo, “o movimento está contra a implantação das termelétricas porque os EIA/RIMA (Estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental) de algumas usinas, apontam que estas devem estar a uma distância mínima de 30 km de qualquer aglomeração humana. Além disso, existem várias outras implicações do ponto de vista ambiental, que vão desde a contaminação dos mananciais aqüíferos à ocorrência de chuvas ácidas, além de provocar vários tipos de doenças cardiorrespiratórias”, comentou.

Porém existem pessoas que consideram as instalações como algo benéfico ao município. Para Iago Felipe, estudante de economia, “Se o desenvolvimento sócio-econômico compensar o impacto ambiental, sou sim a favor. Também tem a geração de milhares de empregos em curto prazo e talvez centenas de empresas em longo prazo. Além disso, irá gerar uma boa receita para o município através de royalties e impostos”, explicou.

O que é uma Termelétrica

É uma usina em que a geração de energia elétrica é feita a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Existem diversos tipos de termelétricas que se diferenciam de acordo com o que é queimado para produzir a energia: usinas a gás, óleo, carvão e nucleares.

Impactos ambientais

A liberação de dióxido de carbono (Co2) aumenta o efeito estufa e contribui para formação de chuvas ácidas. A água utilizada no processo é liberada ainda quente nos rios e mares gerando uma série de problemas para a biodiversidade do local. Além das cinzas que são liberadas pela chaminé que poluem rios, florestas e cidades na redondeza.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *