Irecê retoma São João unindo tradição e inovação em 2022

Foi criada uma nova cidade para os festejos juninos com cerca de 40 mil m² no município

Pedro Paulo Nascimento

Primeiro dia de festejos: 22 de junho de 2022 Foto: Prefeitura de Irecê

Em 2022 o prefeito Elmo Vaz (PSB) prometeu juntar inovação e tradição no retorno das comemorações juninas pós-pandemia do covid-19 e a principal mudança foi: o local da festa. De 1978 até 2019 a festa era feita inteira no circuito pensado e desenvolvido em cima do espaço conhecido como Praça do São João da cidade; em 2022 ocorreu a migração para Estádio Municipal Joviniano Dourado e para a Praça Chico Mendes (popularmente conhecida como Praça do Requintes) criando uma nova cidade do São João com cerca de 40 mil m².

O novo equipamentocontou com 3 palcos, sendo um deles o Barracão Zé Bigode (criado em homenagem ao maior sanfoneiro da região, que funcionava em um horário diferente dos outros 2 palcos), 80 barracas de comida e bebida, parque de diversões e a Vila Caraíbas – cidade cenográfica montada na Praça do Requintes. As atrações da festa contavam com mais de 50 artistas com presença de nomes já conhecidos como Tierry, Marcos e Belutti, Unha Pinta e Lambasaia distribuídos nos 5 dias de evento (de 22 a 26 de junho) assim como artistas da região.

Após dois anos incertos de pandemia as coisas começam finalmente a voltar a sua normalidade trazendo de volta comemorações antigas e amadas pelos baianos e uma das festas mais aguardadas definitivamente foi o São João.  E na cidade de Irecê não seria diferente. Localizada no centro-norte baiano a cidade interiorana de 73.524 habitantes, localizada a 478, 8 km de Salvador, é conhecida por seus festejos juninos de grande porte desde 1978.

                    Novo circuito do São João de Irecê 2022. Foto: Prefeitura de Irecê

    Apesar dos esforços da prefeitura na escolha das atrações, vários cidadãos e turistas afirmaram esperar mais da seleção deste ano. “As festas em si foram boas, atrações e organização, porém esperava alguma atração com ‘mais peso’, no caso que estivesse mais em alta no momento… Por exemplo Natanzinho e Mari Fernandes”, afirma Nicolle Anne da Silva Dourado, trancista de 22 anos, natural de Irecê.

Achei a estrutura muito bem feita, mas as atrações deixaram a desejar”, disse a cantora Raíssa de Souza Matias, 22 anos de Irecê.

Cleverson Oliveira Silva, auxiliar de padeiro de 19 anos de Juazeiro compartilha da opinião: “Foram boas, mas esperava que fossem atrações melhores”. E ao serem questionadas sobre suas atrações favoritas, com todos já sendo frequentadores da comemoração nomes de peso como Tierry e Marcos e Belutti foram bastante citados. “Marcos e Belluti muiito bom, Tierry, Unha Pintada, Ceresta da Cleicinha, Barões da Pisadinha”, conta Mayane Ferreira Barreto microempreendedora 24 de anos, moradora de Irecê. Houve também reclamações sobre a quantidade de pessoas presentes:

“Fui no primeiro dia e estava muito cheio, superlotado”, contou Arles Araujo de 18 anos, natural da cidade.

A enfermeira Sterfania Silva Machado, 28 anos, elogiou a estrutura e os banheiros disponíveis. “Foi legal, o espaço bonito, porém faltou banheiro suficiente para o público e em espaços estratégicos, para chegar até o banheiro perdeu-se metade da festa”, avaliou.

Apesar das reclamações a festa ocorreu bem, atraindo pessoas do estado e proximidades com música de qualidade e entretenimento para todas as idades, deixando as pessoas com gostinho de quero mais esperando as comemorações do ano que vem como afirma João Miguel Rocha Machado, vendedor de 20 anos de Presidente Dutra: “Acho que foi o bastante pra quem estava a tanto tempo sem festas deste porte, serviu bem e me deixou ansioso para as do ano que vem”.