Lançamentos de e-books da EDUFRB é alternativa para democratização do conhecimento

A editora da UFRB, EDUFRB, para além do lançamento dos livros físicos, vem lançando e-books para download gratuito. Uma boa alternativa para estudantes economizarem e terem acesso ao conhecimento democraticamente na Universidade.

Leandro Queiroz

Os livros da Editora da UFRB têm sido lançados como e-books para que os estudantes, e demais interessados, façam download gratuito e tenham acesso aos conhecimentos produzidos pela própria Universidade.  O último edital de apoio à publicação de e-books da Editora, com inscrições até 30 de junho, contemplará em setembro 10 novos títulos. Diante da possibilidade de democratização e difusão do conhecimento os lançamentos de e-books na EDUFRB demonstra a importância do uso das plataformas digitais.

A sede da Editora da UFRB, EDUFRB, fica localizada na Biblioteca do Campus Sede em Cruz das Almas-BA

A divulgação dos exemplares que já foram impressos pela EDUFRB acontece não só, com os novos lançamentos, na agenda de notícias pelo site institucional, mas também em feiras de livros nacionais e em universidades parceiras da Editora. “Toda vez que é lançado um livro nós distribuímos também para todos os Centros. Nós também participamos de muitos eventos, feiras de livros, que nós mandamos livros para lá. Fisicamente é só nos Centros aqui da UFRB e em outras universidades, que nós também mandamos, têm”, revela o técnico-administrativo, Vagno Cardoso.

Leitores dos títulos publicados pela Editora da UFRB não estão apenas nos espaços físicos da biblioteca, de cada Campus, e da sede da editora. O acesso a internet possibilita que estudantes usufruam e-books, dando mais flexibilidade e comodidade nas leituras pessoais e acadêmicas. “Hoje em dia não precisamos pegar um livro inteiro para ler, já que é possível encontrar, por exemplo, determinado capítulo ou o livro inteiro numa versão em pdf.  Principalmente pelo fácil acesso a conteúdos digitais.”, afirma Rodrigo de Azevedo, estudante de Jornalismo da UFRB.

Com os lançamentos de e-books pela EDUFRB, espaços físicos como o da biblioteca passam a serem alternativos para leitura

É crescente o apoio da EDUFRB para que os títulos sejam acessíveis na plataforma digital como e-books. Seja para promover uma maior acessibilidade econômica e democrática por partes dos estudantes, seja para driblar possíveis faltas de recursos para impressão. “O lançamento dos e-books é devido a situação da própria Universidade. Quando eu entrei aqui na Universidade já estava nessa crise. Em 2016 quando eu cheguei aqui. De lá para cá não teve mais verbas para poder fazer pregão. Inclusive nós temos vários livros já prontos para irem para gráfica, mas até hoje estamos esperando. Nem que seja online, está lá o livro para podermos distribuir e fazer o nosso propósito que é difundir o conhecimento.”, ressalta Vagno Cardoso, técnico-administrativo da EDUFRB.

“Ter esses títulos da editora da UFRB por meio de download gratuito seria um benefício para todos os estudantes. Muitos estudantes, na realidade, não têm conhecimento de alguns conteúdos produzidos pela editora da UFRB e as vezes pega uma referência de fora, mas poderia pegar uma referência da sua Universidade. Acho que quando você disponibiliza gratuito, especifica melhor no site, facilita para essas pessoas entenderem que aqui nós temos muito conhecimento produzido”, pondera o estudante de Medicina da UFRB, Luis Eduardo Oliveira.

No próximo dia 30 de junho se encerram as inscrições do Edital de apoio à publicação de livros eletrônicos (e-books), lançado pela Editora da UFRB no site em março de 2018. O resultado dos 10 títulos contemplados pelo Edital será disponibilizado no dia 1 de setembro, no próprio site da EDUFRB.