Filme lançado em 2022 se passa entre Salvador e Cachoeira, apresentando a cultura do território baiano.
Por Elenice dos Santos e Tamille Alcântara dos Santos.
Na Rédea Curta é um filme de comédia, que surgiu da adaptação da web série homônima. O filme acontece nas cidades de Salvador e Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e estreou em 2022, em todo o Brasil. O filme conta a história de Junior, um homem criado por sua mãe, chamada apenas de Mainha.
Tudo começa quando Júnior descobre que vai ser pai. Depois da descoberta, ele se sente perdido no mundo da paternidade. Por ter crescido com pai ausente, Júnior se sente incapaz de ser uma referência positiva na vida do filho.
O medo de não ser um bom pai desperta nele o desejo de ir atrás da história e de conhecer o seu pai. Com isso em mente, Junior questiona Mainha sobre o paradeiro de seu pai, mas com receio do filho ir atrás do homem, Mainha mente, afirmando que o pai de Junior era cantor e foi embora.
Conformado, Júnior deixa o desejo de conhecer seu genitor de lado, mas na festa de aniversário de sua avó descobre a verdade. Seu pai está vivo e mora em Cachoeira. Sabendo disso, ele sai de Salvador e vai para o Recôncavo.
O longa ganha um tom de suspense, misturado com a comédia. Junior roda Cachoeira de cima para baixo com sua mãe, ansioso. Por outro lado, Mainha fica cada vez mais apreensiva, torcendo para que o reencontro com o antigo amor não aconteça, pois Mainha temia que Júnior se afastasse dela para ficar com o pai.
A procura por esse pai desconhecido faz Júnior e Mainha percorrerem por as ruas de Cachoeira, mostrando as peculiaridades como restaurantes, comidas típicas como a maniçoba e a feira. Em umas das cenas do filme mostra também Mainha com traje de desfile na frente da Filarmônica Minerva Cachoeirana, que participa de eventos e procissões da cidade.
Em dado momento, além de conhecer Cachoeira, Junior também atravessa a ponte Dom Pedro II e vai para São Félix. Em terra sanfelistas ele finalmente descobre a casa onde o pai mora, junto com a esposa e outro filho, também chamado Junior.
O reencontro é emocionante, com um pouco de humor por conta da relação de Mainha com a nova família de seu ex-namorado. A história de Junior com o pai começa neste momento, junto com a explicação de tudo o que aconteceu no passado do homem e de Mainha. O filme se encerra com a volta de Junior para Salvador, agora confiante por saber que tem a referência dos pais para ser um bom pai para seu filho.
Na Rédea Curta causa um misto de emoção em quem assiste. O filme traz um pouco do cotidiano de Cachoeira e de São Félix, provocando o reconhecimento dos moradores da cidade. O filme, lançado em 2022, é dirigido Glenda Nicácio e Ary Rosa. O roteiro é assinado por Thiago Almasy, Sulivã Bispo e Tide Eglantine. O elenco traz Yoshi Aguiar, Thiago Almasy e Rita Batista, entre outros.