UFRB completa 10 anos de existência em 2015

Wiliane Passos

Em homenagem aos 10 anos de criação da UFRB e Editora da Universidade (EDUFRB) tornou público o Edital Nº 001/2014 que incentiva a publicação de livros impressos. Já está aberto o período de envio de propostas. Os trabalhos devem ser de autoria de discentes ou servidores que concluíram cursos em nível de graduação ou pós-graduados em programas da UFRB. As propostas devem ser encaminhadas pelos Conselhos de Centro da UFRB, porém a inscrição deverá ser efetivada pelo autor da obra na sede da Editora em Cruz das Almas até 31 de Março e serão avaliados por bancas legalmente constituídas. O resultado das análises será divulgado no site da Editora.

As informações necessárias para participar você encontra aqui.

Quando das comemoração pelos cinco anos de criação da UFRB,  foi produzido e publicado o livro Caminhos, Histórias e Memórias,  que conta com ilustrações, textos e depoimentos de pessoas que fizeram parte da história da Universidade. Foi produzido pela ASCOM-UFRB e retratou a importância da UFRB para a história e a sociedade da região.

A versão digital do livro você encontra aqui.

Sede da UFRB em Cruz das Almas.                                             Foto: BahiaRecôncavo

A UFRB surgiu oficialmente em 2005 pela Lei 11151 , de 29 de Julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Seu primeiro semestre de aulas teve início em Outubro de 2006.

Com sede em Cruz das Almas, a Universidade possui unidades também em Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira , Santo Amaro e Feira de Santana.

15 cursos de graduação e 1 mestrado foram inicialmente oferecidos; Hoje a UFRB disponibiliza 40 cursos de graduação e 20 cursos de pós-graduação  espalhados pelos cinco centros de ensino. A Universidade ainda dispõe de cursos de extensão, parcerias internacionais, intercâmbios e cursos gratuitos de língua estrangeira.

A UFRB tem por missão: exercer de forma integrada e com qualidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com vistas à promoção do desenvolvimento das ciências, letras e artes e à formação de cidadãos com visão técnica, científica e humanista e valorização das culturas locais e dos aspectos específicos e essenciais do ambiente físico e antrópico.

Acompanhe mais detalhes sobre a história da UFRB aqui.

10 Anosufrb