Viva a vida!

Você já parou pra pensar sobre a vida? Você está vivendo ou somente existindo? 

Denilson Cerqueira 

A partir das várias mortes que tivemos nos últimos anos, das várias vidas que se foram por conta da Covid-19, ou por qualquer outra causa,  ao ver um ente querido passando por dificuldades no hospital, deitado em uma maca hospitalar, em uma sala branca, ligado a aparelhos, com a luz fria de um dia chuvoso entrando pelas grandes janelas do quarto, a lentidão do gotejar do soro, o sobe e desce dos batimentos cardíacos, o vai e vem de pessoas, as orações, as lágrimas, os pedidos de ajuda e ao mesmo tempo o silêncio absurdo daquele lugar…

Lá onde tem as despedidas mais reais que em rodoviárias, no lugar onde a pessoa que faz o mal é cuidada da mesma forma que a que faz o bem; onde você pode sair dali ótimo, ou talvez nem saia com vida; onde todos nós somos iguais; onde toda essa agitação e as misturas de sentimentos me fazem refletir…  

Como é estranho se pensar na morte. É o fim de tudo? É um ponto final? É um adeus? Um sentimento de tristeza, de angústia, de perda… ou é um recomeço? Uma nova vida? Uma nova chance para fazer melhor? 

Devemos sentir paz de espírito? Felicidade por achar que estaremos indo para um lugar melhor?   

São várias incertezas, mas desses pensamentos o que realmente fica é a saudade, saudade dos bons momentos, das histórias engraçadas que vivemos e das que ainda poderíamos ter vivido. SAUDADE! Palavra cujo significado expressa todos os sentimentos vividos naquele momento de partida, um clima tenso, com várias pessoas que compartilharam um pedaço de sua vida com você, onde os choros são mais reais do que em qualquer cena de filme, onde um mix de sentimento toma conta do seu corpo, capaz de lhe paralisar e não saber mais o que fazer, porque realmente não existe mais o que fazer, só sentir.

Sentir que aqueles momentos valeram a pena, sentir que você não se arrepende de nada que tenha feito e falado, ou sentir que você não conseguiu dizer aquelas palavras mas que demostrou do seu jeito, sentir que aquela pessoa não conheceu só o seu melhor, mas também conheceu o seu pior, sentir que realmente lhe conheceu, nos seus momentos tristes mas também nos seus momentos felizes.

É hora de você parar e pensar: o que tenho feito até aqui? Eu sou quem eu realmente quero ser? Eu faço o que realmente quero fazer? Estou cercado de pessoas positivas das quais consigo ser eu mesmo perto delas? sem precisar fingir ser algo que eu não sou? Estou colocando meus desejos na frente dos que os outros colocam em mim?

É hora de parar de suprir essas expectativas que os outros colocam em você, porque isso não é sobre o outro, é sobre você. Essa é sua vida, essa é sua história, talvez não dure muito tempo, por isso escreva por si mesmo: corte o cabelo do jeito que você quer, se vista como quiser, coma o que tem vontade, dance, cante, abrace, beije, diga EU TE AMO sem medo, perdoe, erre, acerte, feche ciclos que não valem mais a pena e comece outros, seja assertivo, seja sua própria companhia, faça aquela viagem que você está adiando com medo de ir sozinha, faça o que você quiser, não deixe para fazer depois o que você pode fazer hoje, se permita viver como se fosse o último dia, mesmo que se arrependa no dia seguinte. Porque no final de tudo só é você e você, por isso viva, viva sem medo, viva o hoje!